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estas pinturas são feitas com tinta acrílica sobre uma membrana acrílica transparente, que é o seu suporte. esta película é colocada na vertical entre o observador e a coisa-modelo. sobre esta, pintando primeiro os pormenores e depois o fundo, a imagem toma a forma. durante o processo, o autor só pode ver a pintura se der a volta e for ao outro lado, à face da película que está voltada para a coisa-modelo, pois é desse lado que a pintura se vai ver no final. o que sucede, então, é que na verdade o autor durante a maior parte do processo só vê as "costas" da pintura.
se, por um lado, isto torna necessário o estabelecimento de um grau de rigor na escolha e manutenção do ponto de vista e de outras variantes do pintar (para que este processo de pintura "invertida" não desemboque em cegueira inconsequente), por outro lado liberta o autor da pressão de estar sempre a lidar com os seus próprios juízos sobre o que faz. ou seja, a maior parte do tempo o observador apenas tem, com um único olho aberto, de "copiar" para a película as formas e cores que vê do modelo através da própria película.

sem título
tinta acrílica sobre membrana acrílica
125 x 130 cm
2010

 

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