CIÊNCIAS SOCIAIS
Hugo Guerreiro

"- Viajas para reviver o teu passado? - era agora a pergunta do Kan, que também podia ser formulada assim: - Viajas para achar o teu futuro?

Ao contrário da revista que a acolhe - Projecto10 é um objecto delimitado no tempo (2010) e espaço (10 número) - esta secção é, como o seu objecto, não determinada por restrições formais de tempo e espaço. Será anacrónica e, não sendo um não lugar, será fisicamente pluri-determinado. E, contudo, partilha com a publicação que lhe dá corpo esse objectivo pretensioso de estabelecer uma ponte de ligação entre a sociedade e aqueles que a estudam, quebrando com barreiras formais, técnicas e com intermediários.

O termo "ciências sociais" tornou-se na última metade do século XX uma definição negativa - todo o trabalho académico desenvolvido fora das ciências naturais ou exactas. E, por incrível que o pareça, esta é talvez a sua mais útil (in)definição por não comprimir ou delimitar artificialmente o seu multifacetado objecto de estudo. Partindo desta premissa será fácil de perceber que esta secção se pretende plural. Plural naqueles a quem dá voz e, esperançosamente, nos seus leitores.

"E a resposta de Marco: - O algures é um espelho em negativo. O viajante reconhece o pouco que é seu, descobrindo o muito que nunca teve nem terá."
Italo Calvino, As Cidades Invisíveis

 

Share |


© PROJECTO10 - 2010 . PROJECTO10 - Revista Digital Temática - 10 Números 10 Temas.